Publicado em: 00/00/0000

Primeira coisa. O que são exatamente intervenções?

Bem, é o momento em que um treinador intervém em uma sessão para conversar com um indivíduo ou um grupo de jogadores.

As intervenções são utilizadas para ajudar os jogadores em seu processo de aprendizagem. Por exemplo, você pode intervir para:

  • Fornecer feedback;
  • Fornecer algum apoio ou elogio;
  • Definir desafios para indivíduos ou para o grupo;
  • Entregar mensagens-chave para a equipe;
  • Introduzir uma progressão para a atividade.

Então, agora que você já sabe quais são, como você pode usá-los?

Bem, depois de observar sua equipe e reconhecer o momento certo para intervir, aqui estão os três métodos que você pode usar.


1-Intervenção para todo o grupo;

É quando você reúne e fala com todos jogadores em campo.


2-Intervenção em pequenos grupos;

Este método é onde você orienta alguns jogadores no treino e fala com eles, permitindo que o restante da equipe continue treinando, jogando.


3-Intervenção Individual: 

É o método que você orienta o jogador de forma individual e o treino continua.


Intervenção impactante

Se você vai parar a sessão para todos – ou falar com um grupo ou um indivíduo – isso precisa ter um impacto. Não intervenha apenas por causa disso. Precisa ser uma ação ponderada.


Pensar em:

  • Porque eu quero fazer uma intervenção, e ela é necessária?
  • A intervenção irá melhorar a sua aprendizagem?
  • O que vou dizer e como devo transmitir essa mensagem?
  • Que resultado eu quero?

Depois de realizar uma intervenção, é importante garantir o check-in novamente. Então, aproveite para observar e acompanhar. Pode ser apenas um elogio mostrar aos jogadores que você percebeu que eles estão trabalhando no que você falou. Ou pode até ser através de outra intervenção mais tarde para fazer perguntas e discutir mais o tema.


Use intervenções no momento certo

Se você intervir regularmente, os jogadores provavelmente ficarão frustrados, pois são continuamente retirados de um treino. Tem que ser feito na hora certa.

Você não precisa mergulhar assim que detectar um erro. Para ajudar a regular a frequência com que você intervém, use a regra de três. A primeira vez que eles cometem um erro, percebam, mas deixem passar. Se cometerem o mesmo erro uma segunda vez, pode ser uma coincidência. Que continuem tentando. Se o mesmo erro acontecer pela terceira vez, isso pode ser um padrão. Eles podem precisar de algum apoio. Então, reserve um tempo para pensar em quando e como você pode fazer uma intervenção impactante.


Seja claro e conciso

Evite sobrecarregar os jogadores com informações. As intervenções precisam ser claras, simples e memoráveis. E o ideal, rápido. Queremos que os jogadores voltem à atividade e coloquem em prática o que acabaram de discutir com eles.

Para torná-lo memorável, tente definir metas relacionadas à sua discussão. Pode ser tão simples como "mostre-me três maneiras diferentes de fazer um passe" se você estiver trabalhando no passe. Eles terão isso como foco quando voltarem aos treinos. Acompanhe perguntando quais técnicas de passagem eles tentaram.

 

Elogie

Algo que é importante, mas muitas vezes é esquecido é o elogio. Por isso, coloque-o no topo da sua lista ao pensar em intervenções.

Não intervenha apenas, depois fique em silêncio. Observar. E se você vir alguém fazendo algo muito bem ou algo em que esteja trabalhando há muito tempo, elogie-o. Isso fará com que eles se sintam no topo do mundo. E isso também aumentará o engajamento deles em sua sessão. 

As intervenções do Treinador