Publicado em: 00/00/0000

Muito se fala no scout de jogadores, mas também deveria se ter um olhar para os Treinadores e fazer scout dos mesmos?


Se um clube tem uma idéia do caminho que quer percorrer, do projeto que existe, parece-me de tremenda relevância ter definidas as características dos seus treinadores e equipes técnicas desde o topo da pirâmide até a sua formação.


Trocar duas e três vezes de Treinador, não é passar um atestado de incompetência? E quando se muda um Treinador com determinadas características para um totalmente oposto?


Um dos papéis mais importantes no futebol será o do treinador. Essencial em todo o processo de funcionamento da equipe, mas tantas vezes o elo mais dispensável para os responsáveis do clube.


Muitas são as questões que podem ser colocadas ao processo de Scout, cabendo aos seus intervenientes definir prioridades. Mais que indicar soluções, devemos questionar e levantar questões pertinentes que devem ser alvo de reflexão por parte de cada um. O debate e a troca de idéias farão com que sejamos melhores a cada dia que passa, nos diferentes âmbitos de intervenção de cada um de nós. O futebol e o scout não são exceção, por isso defendo a importância do trabalho dos scouts.


O projeto do Treinador não pode ser mais importante que o projeto do clube. E claro que o projeto de um clube precisa de tempo para assimilar os processos e consolidar as bases. Quanto mais consolidada estiver a estratégia do clube, mais chance terá de encontrar peças que se encaixem.


É o risco que se corre no Scout. A tendência, hoje em dia, é existir também um Scout de treinadores, dentro da estratégia do clube. Nós procuramos valorizar jogadores, sobretudo aqueles que foram formados na formação. Definimos o modelo centrado no jogador, e é um projeto assente no desenvolvimento do individual dentro do coletivo. Reúne áreas como técnica, tática, física, científica. Procurar formar jogadores preparados para a exigência do futebol profissional. Se conseguirmos fazer esse trabalho cada vez mais cedo, o risco de insucesso será menor, pois o jogador já estará identificado com o clube. Isso está relacionado com o olhar de uma forma mais positiva para a formação, que tem a ver com o treinador, mas inerente à estratégia do clube.

Muitas vezes num clube de futebol, em especial na formação, o clube procura o treinador mais barato, em vez do mais especializado a cada etapa da formação.

Apostar no barato muitas vezes fica caro porque depois são poucos os jogadores que chegam preparados à equipe principal e acaba por se ter que recorrer ao mercado.


Podes ter os melhores jogadores do mundo, que se não tiver uma boa organização, e um bom Treinador, não há sentido coletivo e de equipe”.


É importante apostar nos cursos de treinador, o passo dado em relação ao registo criminal é algo muito importante também. O Treinador está cada vez mais moderno, cada vez mais apto e preparado. Mas também é importante apostar na formação dos Dirigentes. São estes que lideram e orientam os clubes e muitas vezes com poucos conhecimentos para um bom funcionamento do clube.


No que toca à escolha do Treinador há imensos parâmetros de seleção, poderia sugerir alguns, mas depende do contexto de cada um e do pretendido para cada clube e projeto, merecendo destaque o lado social, psicológico e humano do Treinador, para lá de todas as outras competências requeridas de acordo com o perfil pretendido.


“Nós hoje vivemos num mundo de especialistas, e o trabalho em equipe, passa pelo respeito pelas especialidades do especialista" - Luís Campos.


Uma das lições mais importantes que aprendí nos últimos tempos:

O importante nos clubes e organizações não são só as pessoas, mas sim as Pessoas Certas.


"Ouçam, não sei para onde devemos rumar. Mas sei o seguinte: se fizermos subir a bordo as pessoas certas, e se as colocarmos nos lugares certos e mandarmos as pessoas erradas para fora, estaremos em condições de levar o barco a um lugar fantástico."


Blog: Pensar o Jogo
Por Gonçalo Barbosa
Scout do Treinador