Publicado em: 00/00/0000

Trabalho em equipe significa sinergia, integração, interação e produtividade. Quando diferentes indivíduos unem suas forças, habilidades, talentos e capacidades para produzir algo singular, o resultado final, evidentemente, é algo que dificilmente um único indivíduo poderia produzir. 


É claro que o trabalho mais introspectivo, individual, tem o seu respectivo valor, mas contribuir como integrante de uma equipe para a criação de um projeto, ou do trabalho de um cliente, pode ser uma experiência tão formidável quanto gratificante. 


O que são equipes de alto desempenho?

“Sozinho vou mais rápido, juntos vamos mais longe”. Essa frase reflete bem a importância de equilibrar a sua performance individual com a sua capacidade de trabalhar em equipe. Uma coisa é juntar vários profissionais de qualidade, e outra coisa muito diferente é juntar vários profissionais que, além de terem suas habilidades individuais, ainda sabem como utilizá-las em favor de uma boa performance da equipe.

Esse é o primeiro ponto importante em uma equipe de alto desempenho: ser formada por bons profissionais que trabalham em sinergia. Assim, as habilidades devem ser complementares e os colaboradores precisam estar comprometidos uns com os outros e todos com o mesmo objetivo.

Uma equipe de alto desempenho atua com paixão e propósito. Sabem onde querem chegar e, principalmente, o motivo pelo qual querem chegar a esse objetivo. Além disso, as equipes de alto desempenho também possuem algumas características que as diferenciam de outros times. 

Características de uma equipe de alto desempenho:

  • Possuem metas e objetivos claros e bem definidos;
  • Estão alinhados com o que a liderança espera deles e com o que a empresa busca alcançar;
  • Recebem feedbacks constantes, tanto para correções quanto para reconhecimentos;
  • Possuem uma relação de confiança mútua com os outros membros da equipe e seus líderes;
  • Trabalham em ambientes inovadores e são incentivados a inovar constantemente;
  • Se sentem motivados com novos desafios;
  • Trabalham engajados e com empenho.

    No fim o que conta, é a realização é fazer bem o que se gosta!

Uma equipe: Em vez de 11 jogadores